Muitos me perguntam sobre o mais novo artifício utilizado para emagrecer. O óleo de coco. Sabem que o óleo de coco é bom para a saúde e ajuda a emagrecer por relatos de outras pessoas que já consumiram e/ou pela mídia. Mas será mesmo verdade? Nós, nutricionistas, sabemos que o óleo de coco contém gordura saturada. E todos temos em nossas cabeças que a gordura saturada faz mal, certo? Então resolvi pesquisar sobre as propriedades do óleo de coco.
Mas antes disso, gostaria de informar como se processam as informações sobre nutrição em nosso país. Ao contrário de outros países mais desenvolvidos, a classe médica sempre assume o direito de dar a última palavra sobre os assuntos relacionados à nutrição. Mesmo a sua grade curricular não contemplando profundamente as ciências da nutrição, eles se "auto-denominam" nutrólogos. Estes vão dizendo à população brasileira o que comer, como comer e o pior... A população escuta sem questionar, aliás, ele é médico ne? E pras coisas ficarem ainda melhores... Farmacêuticos e profissionais de educação física prescrevendo suplementos e até mesmo dietas. E ainda dizem: "Nutricionista pra que? Fala comigo que eu prescrevo!"
Esse tipo de raciocínio vem da mesma linha do: "Margarina é melhor que manteiga, pois não contém colesterol". Mas não vamos entrar na margarina agora...
A realidade não é tão simples. Não existe um óleo totalmente saturado ou um óleo totalmente insaturado. Eles são compostos de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol. A composição dos ácidos graxos é que vai diferenciar os óleos. Existem os ácidos graxos saturados, mono-insaturados e poli-insaturados. Todas os óleos e gorduras possuem uma mistura desses ácidos graxos. Cada um desses, independente de serem saturados, afetam o nosso organismo de maneira diferente. Então podemos ter um ácido graxo saturado maléfico e outro benéfico. Assim como os mono-insaturados também podem ser benéficos ou maléficos. Então tentar separar ruim de bom como saturado e insaturado, não é correto.
O óleo de coco contém gordura satura? SIM!
Mas é um ácido graxo saturado benéfico para a saúde. O ácido láurico é um ácido também presente no leite materno. Agem no fortalecimento energético e como antiinflamatórios. Não necessitam de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, rapidamente se transformam em energia, gerando calor e queimando calorias, o que leva à perda de peso. Existem inúmeros outros benefícios como controle de colesterol e glicemia. Mas este post era apenas para esclarecer as dúvidas e para agregar mais conhecimentos. Então fico por aqui... Não utilizem sem prescrição, procure um nutricionista. Existem tipos e quantidades certas a serem utilizadas.
1 comentários:
MUITO BOM!!! NUNCA É DEMAIS LER SOBRE ESSAS CISAS,PQ COM A MÍDIA VEMOS MUITAS COISAS ERRADAS POR AÍ,POR ISSO AMO TER UMA MANA NUTRICIONISTA,ADOREI!!! BEIJOS E SUCESSO SEMPRE!!!
Postar um comentário