Dica de receita para o dia dos pais
Para o Dia dos Pais a sugestão é uma bruschetta muito diferente e um pão fofinho para acompanhar saladas. Além de saborear deliciosos pratos, toda a família estará cuidando do seu coração, já que o peixe em enlatado mantém os benefícios do peixe in natura, como, por exemplo, o Ômega 3. Fonte desse importante nutriente aliado do coração, os peixes são também ricos em proteínas. Tudo isso faz do peixe uma ótima opção para quem busca uma dieta equilibrada, dentro de um estilo de vida saudável.
Pão de abóbora e sardinha
Ingredientes: Massa:
1 tablete de Fermento Biológico Fresco (15 g)
1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
1 ¼ xícara (chá) de leite morno (250 ml)
2 colheres (sopa) de azeite (30 ml)
1 xícara (chá) de purê de abóbora japonesa (220 g)
1 colher (chá) de sal - ½ kg de Farinha de Trigo
½ xícara (chá) de fubá para polvilhar a superfície de trabalho (50 g)
2 gemas ligeiramente batidas para pincelar
óleo para untar
Recheio:
2 latas de Sardinha com Molho de Tomate Coqueiro (132 g cada)
1 cebola picada (190 g) - ½ maço de salsa picada
folhas de 5 ramos de tomilho
folhas de 1 ramo de manjericão
folhas de 5 ramos de orégano
4 tomates em cubos (680 g)
sal
pimenta-do-reino recém moída
Preparo:
Comece pelo recheio: misture as sardinhas com a cebola, a salsa, tomilho, manjericão, orégano e o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto e reserve.
Prepare a massa: amasse o fermento com o açúcar, junte o leite morno e o azeite. Acrescente aos poucos o purê de abóbora, o sal e a farinha, sovando a massa até ficar homogênea. Reparta em 2 pedaços iguais e faça bolinhas. Deixe-as em superfície enfarinhada, cobertas com pano de prato limpo, por cerca de 2 horas, para que cresçam. Polvilhe a superfície de trabalho com o fubá e, com um rolo, abra uma das massas deixando 1 cm de espessura formando um retângulo de 30 por 26 centímetros. Coloque a metade do recheio no centro da massa, enrole como um rocambole e aperte bem as junções da borda. Repita a operação com a outra massa. Disponha as massas em assadeira untada, pincele com as gemas, leve ao forno alto previamente aquecido (220 °C) e asse por cerca de 25 minutos. Sirva quente ou frio.
Rendimento: 2 pães que rendem 15 fatias cada
Tempo de preparo: 45 minutos.
Dica: depois de amassar a abóbora, coloque-a em uma panela e leve ao fogo baixo por alguns instantes, para deixá-la bem seca, antes de adicionar à massa.
Bruschetta de Espinafre e Sardinha
Ingredientes: folhas de ½ maço de espinafre
sal
3 colheres (sopa) de azeite
suco de 1 limão coado
3 colheres (sopa) de azeite
pimenta-do-reino recém moída
2 latas de Sardinha com Óleo de Soja Coqueiro drenadas (166 g)
1 cebola pérola picada
1 dente de alho picado
folhas de 6 ramos da salsa picadas
4 fatias de pão italiano redondo amanhecido
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Preparo: Cozinhe as folhas de espinafre por 2 minutos em água fervente com sal. Retire o espinafre da água, escorra e, quando estiver frio, esprema com as mãos até ficar bem seco. Reserve. Com a ajuda de um batedor de arame, incorpore o azeite em fio ao suco de limão até formar um molho homogêneo. Tempere com sal, pimenta e reserve. Para fazer o tempero verde, misture a cebola, o alho, a salsa e reserve. Abra as sardinhas, retire a espinha central, separe 4 filés para decorar as bruschettas e corte, com a ajuda das mãos, o restante em pedaços menores. Disponha as fatias de pão amanhecidos em assadeira (30 x 25 cm), regue com o molho de limão, cubra com metade do espinafre, tempere com sal e pimenta, salpique metade do tempero verde, distribua as sardinhas em pedaços e cubra com 1 colher (sopa) de farinha de rosca. Faça uma segunda camada de todos os ingredientes e, por último, decore com os filés de sardinha reservados. Leve ao forno pré aquecido a 200°C e asse por 15 minutos.
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos
Variações: se preferir, no lugar do molho de limão, faça um azeite de alho. Leve ao fogo ¼ de xícara (25 ml) de azeite ou óleo e 2 dentes de alho bem picados. Quando o óleo começar a aquecer, desligue e espere esfriar. Retire os alhos e use em seguida.
Dica: caso não tenha pão italiano, use fatias bem finas de pão francês, também amanhecido.
2 comentários:
HUMMMMMMMMMMMM,QUE DELÍCIA ESSE PÃO DE ABÓBORA....
E é mesmo! Vale a pena!
Postar um comentário