Por Tathiana Ururahy
Não por preguiça de escrever, mas por ainda não estar 100% e não ter tido como escrever aqui... Precisamos de atualização, não é mesmo? Quase ninguém comenta, mas sei que muitos passam para ler. Pelo menos é o que mostra o contador. rs Então tirei de um site o que seria preciso entender de como a dieta da proteína é perigosa. Mais abaixo explicarei . A reportagem foi apenas para alguns que não a conhecem, que acredito que são poucos.
"As dietas, como a moda, têm suas temporadas no Brasil. A que está em evidência agora é a Dieta do Dr. Atkins, também conhecida como Dieta das Proteínas. E quem a trouxe para as manchetes, desta vez, foi o nosso presidente Lula. Isso nos chamou a atenção e nos preocupa, porque além do presidente alguns de seus ministros (Antonio Palocci Filho, José Dirceu e Dilma Roussef) também seguem esta dieta. E a responsabilidade deles é muito grande, pois são formadores de opinião.Uma alimentação saudável deve combinar todos os nutrientes de maneira harmoniosa, fornecendo carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. A dieta equilibrada permite que 50% de suas calorias sejam provenientes dos carboidratos, encontrados nos pães, biscoitos, massas, frutas e cereais. A Dieta do Dr. Atkins, ao excluir os carboidratos, compromete o balanceamento dos nutrientes, porque privilegia o consumo de proteínas e gorduras. O excesso de proteínas sobrecarrega a função renal e eleva as taxas de ácido úrico. O elevado consumo de gorduras, especialmente a do tipo animal, altera os níveis de gordura no sangue de forma negativa, aumentando o mau colesterol. Pessoas com sobrepeso e obesidade têm mais chances de desenvolver dislipidemia (aumento do colesterol e/ou triglicerídios) e diabetes tipo 2, dentre outras complicações.O baixo consumo de carboidratos provenientes de frutas, cereais integrais e pães faz com que a dieta fique pobre em fibras. As fibras são importantes para o controle da glicemia e dos níveis de gordura no sangue, principalmente em diabéticos e pessoas portadoras de elevadas taxas de colesterol. Além disso, o baixo consumo de fibras tem forte impacto no funcionamento do intestino. Piora os quadros
de constipação e trombose hemorroidária, favorece a inflamação de divertículos e é fator de risco para o câncer de cólon. O baixo consumo de carboidratos também compromete a massa muscular. Os carboidratos são quem fornecem energia para o trabalho muscular. A perda de peso através de uma dieta pobre em carboidratos, associada à prática de atividade física, pode levar à perda de musculatura e de água, e não de gordura.Estudos publicados numa das mais respeitadas revistas médicas, New England Journal of Medicine, mostraram que indivíduos nessa dieta perdem peso até mais rapidamente, mas recuperam a longo prazo. A aderência à dieta é muito ruim pela suas limitações e monotonia. Infelizmente, quem precisa perder peso quer resultados rápidos, e não se preocupa com o longo prazo.Além do aspecto bioquímico e fisiológico, uma dieta que não permite o consumo de pães, arroz, massas e frutas compromete o paladar. Não deve ser fácil, nem agradável, passar muitos dias comendo carnes, queijos e ovos. E, do ponto de vista comportamental, a Dieta do Dr. Atkins não promove hábitos alimentares saudáveis. No contexto da Reeducação Alimentar, não existem alimentos bons e ruins, mas combinações e quantidades que precisam ser respeitadas." (Fonte)
Podemos entender então que a dieta da proteína exclui completamente os carboidratos, ou seja, a dieta só apresenta gordura e lipídios dos macronutrientes. Como já foi dito acima, os carboidratos que dão a energia necessária para o nosso organismo funcionar. Então o que acontece quando não ingerimos carboidratos?
As dietas “low carb” alteram o paladar e reduzem o apetite devido à alta formação e concentração de corpos cetônicos no sangue (cetoacidose). Os corpos cetônicos são substâncias derivadas da utilização de gordura como principal fonte de energia. Fora a quantidade de proteína ingerida... O metabolismo da proteína tem como produto final o ácido úrico que também ajuda a acidificar o sangue. O sangue é filtrado nos rins e quando a urina está ácida demais, os rins tendem a expulsá-la mais rapidamente o que prejudica a reabsorção de cálcio e outros minerais. Fazer dieta da proteína, adianta? sim! Mas faça com a ajuda de um profissional, que estipulará a quantidade de dias para que não haja nenhum efeito grave.
Lembrem-se, o blog é só um meio de conhecimento à pedidos. Dúvidas, críticas e elogios são bem-vindos. Mas não utilize este lugar achando que é o certo. Procure sempre um profissional.
0 comentários:
Postar um comentário